Funcel

29/05/2013

Circuito de Cicloturismo 2013


Etapa de outono, 25 de maio.


Fundação CELEPAR
Coordenação de Esportes

Circuito FUNCEL de Cicloturismo 2013 – etapa de outono

29 de maio de 2013, quarta-feira.

Poderia ser um sábado curitibano qualquer. Depois de uma semana de clima nebuloso. Garoas daquelas chatas. Sabe quais? Vento gelado. Daqueles que você precisa procurar outro edredom antes de deitar para dormir. Manja? Mas não foi.

O sábado, dia 25 de maio, amanheceu com céu de brigadeiro. Não digo que estava quente desde cedo, mas o céu azul dava excelentes perspectivas para uma manhã especial. Os associados, seus dependentes e convidados foram chegando quando o relógio ainda marcava algo próximo às 8h15. Começava assim, a segunda etapa do Circuito FUNCEL de Cicloturismo. Foram semanas de preparo. Aquele friozinho na barriga para as primeiras pedaladas da turma.

Antes disso, a equipe técnica de manutenção de bikes, o pessoal do Velo Club Curitiba, trabalhou feito gente grande para atender grande parte das oitenta e tantas bicicletas de prontidão para a partir (obrigado Puma!). Perto das 9h30, com todo o pessoal reunido decidimos que era a hora certa de rumarmos em direção a Pinhais. Esse primeiro momento foi de arrepiar. Todo o grupo vestido de camisas vermelhas lindíssimas (obrigado Glaucia!) avançando ciclovias e cortando a cidade, enchendo a FUNCEL de orgulho.

A primeira parada, só depois de deixar para trás a Cândido de Abreu, o Passeio Público, a Mariano Torres, a Rodoferroviária e a Vila Capanema, ocorreu em momento estratégico. Água para geral! Respirada de cinco minutos e bóra pedalar. Sob direção de experientes pedalantes (obrigado Lucas Mura, Jonsue Martins, Lucas Almeida, Ivan Stori, Crithian Campos, Julio Taborda, Vitor Chiandotti, Luis Patricio, Vinicius Mayer... vocês foram fundamentais!), o grupo ultrapassou todos os obstáculos do trajeto. Obras nas ciclovias, cruzamentos, pneus furados e até mesmo alguns inconvenientes motoristas que insistem em não respeitar as regras de trânsito. Passamos por tudo sem nenhum susto.

Deixamos o Jardim Botânico, passamos por baixo da BR-116, pelo Terminal do Capão da Imbúia e, deixamos de pedalar aproveitando a descida até Pinhais. Logo avistamos o Bosque Municipal da cidade.

Até pouco tempo, coisa de três anos, o mesmo espaço servia de abrigo para sem-tetos, depósito de lixo em abandono total. Inaugurado em setembro de 2010, o bosque conta com 21 mil metros quadrados de opções para a comunidade pinhaiense. É um espaço público de qualidade, que oferece opções para o encontro das famílias. Como a nossa! A Família FUNCEL tomou conta do espaço de estacionamento e fez uma grande festa. Água, salada de frutas, bananas, tangerinas e barras de cereais (obrigado Marisa e toda a equipe!). Um verdadeiro piquenique! Tempo para fotos, para um bate-papo, para esticar as pernas e caminhar pelo bosque.

Hora do retorno! Alguns guerreiros se separaram do grupo e rumaram por outras vias e ciclovias para outros destinos (valeu galera!). O pelotão que veio até a FUNCEL caprichou nos sorrisos durante todo o percurso de volta e coloriu a cidade.

Ficamos honrados e animados com a participação de cada um de vocês que transformaram esse evento em um enorme sucesso. Agradecemos a companhia na manhã de sábado. A etapa de inverno está agendada para agosto. Contamos com vocês novamente.

Um forte abraço, Paulo Paixão.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Algumas fotos foram disponibilizadas no perfil da FUNCEL no Facebook;

- Para os que desejam completar a coleção de camisetas e medalhas (obrigado novamente Glaucia!) temos alguns tamanhos disponíveis da etapa de verão – amarela – e, faremos um novo pedido de camisetas e medalhas da etapa de outono. Entre em contato conosco e garanta a sua!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Coordenação de Esportes – funcelesporte@funcel.org.br
Profº Paulo Farias Paixão Junior – paixao@funcel.org.br
Coordenador Julio Cesar Ribeiro Taborda
Recomendar esta notícia via e-mail: