Coluna da Branca

17/05/2017

Coluna da Branca - Esportes

COLUNA DA BRANCA
COORDENAÇÃO DE ESPORTES

17 de maio, quarta-feira

Capítulo 3 - Esportes.

Oi Oi tchurminha! Tudo bom com vocês? Comigo está tudo bem.

Hoje temos um convidado especial, meu colega de trabalho André Cardoso, ou popularmente conhecido como Guga (separados na maternidade). E hoje, vamos abordar alguns filmes muito legais que abordam o esporte e algumas mensagens consigo.

Só de pensar em “filmes de esporte”, logo lembramos do filme “Rocky: Um Lutador”, que foi lançado em 1976 e até hoje tem repercussão por aí. Esta obra tem como ator principal, nada menos que Sylvester Stallone, fazendo o papel de um lutador de boxe, não tão conhecido, mas que após uma lesão de um campeão mundial, é encontrado e é selecionado para participar do campeonato. Rocky é o primeiro filme da sete filmes, sendo eles Rocky 2 (1979), Rocky 3 (1982), Rocky 4 (1985), Rocky 5 (1990), Rocky Balboa (2006) e Creed (2015), sendo que este último, é um spin-off da série.

Outro filme muito visto é o “Duelo de Titãs”, lançado em 2000, que se tornou um filme muito representativo e comovente do clima que os EUA viviam em 1970, de preconceitos e divisão racial. Um filme muito tocante para qualquer um que o vê. Além desses, outros fizeram muito sucesso, como “Menina de Ouro” (2004), “Um Sonho Possível” (2009), “Invictus” (2009), “Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo” (2014), “Dragão Branco” (1988), e muitos outros que não fizeram tanto sucesso, mas que também retratam grandes histórias do esporte como: “Virada Radical” (2006), “Coach Carter: Treino para a Vida” (2005), “Soul Surfer: Coragem de Viver” (2011) e muitos outros.

Assistir filmes é uma ótima forma de lazer, é, aliás, uma das mais praticadas por todos atualmente, ainda mais com o aumento na oferta de filmes novos e antigos que estão disponíveis. Segundo o Internet Movie Database (www.imdb.com), só em 2006 foram lançadas, em todo o mundo, 21 847 produções audiovisuais, entre elas 19 328 filmes (as demais são novelas, séries de TV e outras obras que misturam som e imagem), isso representa uma média de 53 filmes por dia, durante um ano.

Além disso, deixo aqui uma sugestão de filme que me comoveu e me deixou muito emocionada, que é “Loretta Clayborne Story”, que conta a história de uma menina muito especial, chamada Loretta Clayborne, que é incapaz de andar e falar até aos quatro anos. Com ajuda de uma assistente social, ela se torna campeã olímpica, e triunfa como uma mulher que conseguiu superar obstáculos da vida. E nosso querido Guga, deixa como sugestão “Raça” (1936), que conta a história de Jesse Owens, atleta americano que superou o racismo e não só participou dos jogos olímpicos de Berlin em 1936, em pleno regime nazista, como conquistou quatro medalhas de ouro.

Mande você também sua sugestão de filme para o meu xeroso email: est.varela@funcel.org.br.

Até a próxima tchurma! Quarta que vem tem mais!


u


Mas, como futuros profissionais da área e amantes da Educação Física, além dessa forma de entretenimento,vale lembrar que a prática de esportes e atividades física também são uma grande forma de lazer. Pratica-los no seu tempo livre, não é um benefício só para sua saúde, ele também beneficia seu corpo, mente, e até mesmo seu social, quando você se encontra com a galera para bater aquela pelada, ou quando você sai para andar de bicicleta com os amigos por ai.Todas são formas de exercitar-se não só fisicamente. Procure um tempo e uma modalidade que mais te atrai, ou experimente várias, para movimentar-se, você com certeza irá sentir-se melhor.

Beijos da Branca e do Guga

o


Isabella C. Pedroso Varela
Coordenação de Esportes.
Recomendar esta notícia via e-mail: