Coluna do Dedé

31/05/2017

Coluna do Dedé - Ironman

a
FUNDAÇÃO CELEPAR
COORDENAÇÃO DE ESPORTES
COLUNA DO DEDÉ

Bom dia senhores e senhoritas, nação funcelina, com muita alegria e satisfação, hoje nosso tema é Ironman, um evento onde só malucos e alucinados participam.

CAPÍTULO 5 - IRONMAN

Moçada, vocês devem estar se perguntando, o que é o Ironman? Seria aquele filme americano de um super-herói? Um brinquedo?
Vamos lá, o Ironman é uma modalidade de triathlon de longas distâncias compreendendo aproximadamente 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,195km de corrida.

Entenderam porque eu falei que só os loucos participam?

No Brasil, este ano foram programadas 5 provas do Ironman, as cidades escolhidas para este grande evento em 2017 foram: Palmas, Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro e Fortaleza. A inscrição custa em torno de 800 dólares.

O tempo limite de uma prova de Ironman é de 17 horas. Os atletas profissionais competem por prêmios em dinheiro e a chance de disputar o campeonato mundial no Havaí. O melhor tempo já registrado em um Ironman ocorreu em Florianópolis, Brasil, pelo Britânico Timothy Philip no dia 28 de maio de 2017 com a marca de 7h40min33s.

Mas o ponto chave da coluna do Dedé neste capítulo é que tivemos uma associada participando do Ironman Florianópolis, a fera se chama Denise Fernandes! Nossa funcelina concluiu a prova em 12h26min55s. Cabe ressaltar que a família funcel deu maior força para esta conquista, pois na semana da prova, promovemos algumas ações de incentivo para nossa atleta,desvairada.

Após uma entrevista via whatsApp com Denise Fernandes, fiz a seguinte pergunta: Qual é a sensação de concluir esta prova? Sua resposta comovente foi: "Na linha de chegada, eu não sabia se pulava, se gritava ou chorava. É uma sensação de poder, uma felicidade que não cabia em mim."

Perguntei como ela poderia descrever o seu desempenho na prova, emocionada respondeu: "A natação me surpreendeu, nadei bem demais pro meu padrão. Sai muito feliz, porém, na bike aconteceu de tudo, furou pneu, tomei penalização, derrubei minhas coisas, um desastre. Comecei a corrida muito bem, meus primeiros 21km foram sensacionais, depois o cansaço tomou conta de mim, o psicológico estava me derrubando.

E novamente questionei, o que passava em sua cabeça após tanto esforço e o cansaço? E pela sua voz, deu pra sentir a satisfação da resposta: “O psicológico precisa ser forte, tudo estava doendo, mas quem manda é a cabeça! Logo lembrava dos recados da Funcel, de cada bandeirinha, dos vídeos, meu treinador 'falando você precisa correr até o fim!' Lembrei de você quando me falava pra nunca desistir e que eu não deveria parar, afinal existem várias pessoas torcendo por mim. Isto ficou na minha cabeça até o final da prova.”

Após estas declarações, Denise agradeceu a todos os funcelinos que contribuíram, desde as bandeirinhas, os recados no mural e a galera que correu em prol dela na esteira. Lembrando que em 3 dias fechamos 88km.

Bonitas e bonitos do meu coração, confesso, que são estas situações que me provam cada dia mais, que escolhi a profissão certa, que posso contribuir de alguma forma para que pessoas alcancem os seus objetivos. Isto é o meu combustível. Ver vocês se superando, querendo mais, indo atrás de sonhos. Não tem preço.

E você? Tem um desafio que quer encarar? Conte pra nós da Coordenação de Esportes, queremos saber e de alguma forma fazer parte desta realização.

Meus queridos fico por aqui, com um sorriso de orelha a orelha, um beijo!
Até quarta que vem.

Site Ironman


André Lang

Coordenação de Esportes

dddd
Recomendar esta notícia via e-mail: