Coluna da Branca

14/06/2017

Coluna da Branca - Exercícios no inverno

ert

COLUNA DA BRANCA
COORDENAÇÃO DE ESPORTES


14 de junho, quarta-feira.

Capítulo 6 - Exercícios no inverno.

Boa tarde pessoal.

Com as temperaturas baixando em Curitiba, para aqueles que não abrem mão de praticar exercícios ao ar livre, vai ai um alerta dos especialistas: é preciso adotar cuidados especiais.

Segundo o cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb, do Sport Check-up do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, o recomendado é que se pratique atividade físicas em temperatura média de 20°C, abaixo disso é uma agressão ao corpo devido à vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos), fazendo com que o sangue não chegue corretamente nos lugares onde deveria, como por exemplo o cérebro, podendo afetar o bom funcionamento do organismo.

E para isso, existem diversas roupas que são preparadas para a prática de exercícios em baixas temperaturas, contendo tecidos e malhas com alta tecnologia para que o exercício seja benéfico para o praticante até mesmo no frio. Primeiro, como dica geral, é importante que o atleta opte por peças mais justas e coladas à pele, que protegem melhor o corpo do frio e deixam menos espaço para a passagem de ar e, consequentemente, fazendo com que você perca menos calor para o ambiente.

Confira as peças indicadas para quem decide praticar exercícios físicos no inverno:

Segunda pele

we

Funciona como uma segunda camada do corpo e é utilizada por baixo de outras peças de roupas. Ela é responsável por isolar o calor do corpo e mantê-lo aquecido em baixas temperaturas. É fundamental que o tecido seja transpirável para tirar o suor da pele e lançar para a superfície externa, onde a umidade pode evaporar rapidamente.

Neoprene

ewr

A peça já é conhecida por quem gosta de aproveitar as férias para surfar e curtir a praia. É um tecido emborrachado e flexível que serve como material impermeabilizante, usado em roupas de mergulho e como isolante térmico e que garante mobilidade e proteção. Essa vestimenta é recomendada para praticantes de esportes aquáticos em águas com temperaturas entre 15°C e 19°C.

Tecido Tecnológico

rt

O tecido é uma combinação de poliamida e elastano, que lhe confere leveza, toque macio e regulação térmica. Ele também protege a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB.

Calças térmicas

r23

No mercado, já estão disponíveis calças térmicas que são utilizadas justas ao corpo para manter a temperatura. Essas calças possuem um isolamento térmico adaptado à temperatura do ambiente e eliminam a umidade do corpo para o exterior, facilitando a transpiração.

Luvas, toucas e máscaras

gwergw

As extremidades do corpo também sofrem com o frio e precisam de proteção, pois é por onde nós mais perdemos calor para o ambiente. Toucas de tecido sintético, luvas e máscaras balaclavas também podem ser utilizadas durante o exercício em baixas temperaturas, podendo ser retirados conforme o corpo se aquece

Mas vale ressaltar que mesmo no frio, não devemos abusar das vestimentas. Utilizar roupas muito pesadas e em grande quantidade, podem fazer com que o corpo sue mais, eliminando sais minerais em excesso, que são importantes para a manutenção do organismo, fazendo também com que o suor não evapore e fique em contato constante com o corpo quente. O recomendável é que se utilizem roupas em menor quantidade, mas que isolem a temperatura, como as indicadas acima.

E mesmo que o exercício não seja ao ar livre, lembre-se de tomar cuidado com o choque térmico. Como a maioria das academias possui um ambiente climatizado e seu corpo fica quente com a prática esportiva, é importante agasalhar-se muito bem antes de sair deste ambiente. O organismo leva um tempo para adaptar-se à temperatura diferente da qual estava (quente do exercício), o que exige bastante esforço dos vasos sanguíneos e do coração.

Confira ainda na Coluna do Dedé, a importância do aquecimento muscular e articular antes de de um exercício físico no frio.

Separe o casaco e bom treino!

Sugestões de temas, críticas, elogios ou apenas trocar ideias, mande no meu xeroso email: est.varela@funcel.org.br


Um beijão gelado da Branca, e até quarta-feira que vem.


Isabella C. Pedroso Varela.
Coordenação de Esportes.
Recomendar esta notícia via e-mail: