Coluna da Branca

05/07/2017

Coluna da Branca - Problemas de visão

asd

COLUNA DA BRANCA
COORDENAÇÃO DE ESPORTES

12 de julho, quarta-feira.

Capítulo 10 - Problemas de visão


Boa tarde pessoal.

Os problemas de visão podem surgir logo após o nascimento ou se desenvolver ao longo da vida, por causas intrínsecas como doenças crônicas, ou, simplesmente, devido ao envelhecimento natural do organismo, ou extrínsecas, devido a traumas ou lesões.

Mas como funciona nossa visão?

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, sendo projetada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, posteriormente decodificados pelo cérebro.

Muita informação? Resumindo, para ver um objeto com clareza, a luz refletida pelo objeto passa através de seu olho e se concentra em sua retina. As necessidades de correções visuais ocorrem quando a luz não atinge corretamente sua retina, e então o objeto para o qual você está olhando parece borrado. Os problemas mais comuns são: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia

Vamos entender um pouco cada um:

Miopia: A miopia é caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos de longe

Hipermetropia: consiste na dificuldade em enxergar objetos de perto e, geralmente, surge desde o nascimento

Astigmatismo: O astigmatismo é um problema de visão que afeta quase todas as pessoas e que faz com que se enxerguem os limites dos objetos embaçados, podendo ser facilmente identificado quando se confunde letras semelhantes como H, M e N, por exemplo.

Presbiopia (ou vista cansada): é o problema de visão mais comum após os 40 anos de idade devido ao envelhecimento natural do olho que causa dificuldade para focar objetos que estão perto.

Os sintomas de problemas de visão surgem, principalmente, em indivíduos com histórico familiar de doenças de visão, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo. Alguns dos sintomas mais comuns dessas doenças incluem:

• Lacrimejamento em excesso;
• Hipersensibilidade à luz;
• Dor de cabeça ou nos olhos frequente;
• Vermelhidão nos olhos;
• Fechar os olhos para enxergar os objetos focados;
• Esfregar os olhos várias vezes por dia.

Esses problemas têm tratamento?

O tratamento para problemas de visão depende do tipo de alteração na visão, sendo que o mais comum é a utilização de lentes ou óculos para corrigir o grau. Porém, os indivíduos também podem optar pela cirurgia a laser para corrigir as alterações físicas do olho e melhorar a visão. Nos casos mais simples, como inflamação do olho, o oftalmologista pode indicar a aplicação de colírios para resolver o problema.

ret

Lembre-se de consultar sempre um oftalmologista, pois ele é o profissional responsável por diagnosticar e tratar qualquer uma dessas condições oculares.
Um beijão da Branca, e até quarta-feira que vem.


Isabella C. Pedroso Varela.
Coordenação de Esportes.
Recomendar esta notícia via e-mail: