Respostas aos questionamentos via Webcast

No dia 30/09 ocorreu no auditório da Celepar um bate-papo com os candidatos aos cargos da Diretoria Executiva da Funcel gestão 2019/2021. Além dos pontos levantados pelos presentes, alguns associados participaram via webcast, enviando questionamentos e sugestões.

Confira as respostas dos candidatos aos comentários enviados:

 

DIRETOR-PRESIDENTE

Juliano Alceu Werner

Abaixo seguem o que eu penso sobre os questionamentos que foram feitos via webcast, durante o nosso bate-papo para a eleição da Diretoria Executiva da FUNCEL.

- Resgatar o Aniversário do associado! Não precisa nem ser com gasto financeiro, chama para uma foto para colocar no site... o reconhecimento motivará a permanência do associado e aumenta a confiança na instituição.

- Gostei dessa idéia da Horta "Familiar" na chácara!

R: São idéias! É disso que precisamos, da participação dos associados, com propostas, sugestões e quando possível, nos ajudando. Horta? Dá para fazer! Aniversário, claro! Mas tem mais, tem um grupo de amigos que quer ir em um show? Nos procure com a idéia, podemos ajudar com isso! Tem projeto de uma festa para arrecadar fundos? Traga para a gente analisar! Somente com a participação de todos conseguiremos avançar.

 

- Aproveitando o Juliano que é escoteiro, poderia formar um grupo dentro da celepar com as crianças? Ou divulgar o trabalho para outros interessados através da Funcel!

R: Eu mesmo já pensei nisso, uma vez que a quantidade de adultos escoteiros e de crianças que temos na CELEPAR é bastante grande, eu brinco que se entrarem mais 5 filhos de associados no meu grupo escoteiro vamos conseguir fazer desconto em folha!

Brincadeiras à parte, sustentar um grupo escoteiro demanda muitos recursos, porém a parceria com a União dos Escoteiros do Brasil é possível, já está acontecendo com a CELEPAR e em breve a Fundação deverá entrar nesse contexto.

 

- Com relação aos investimentos, sempres que tiver uma verba para tanto, qual será o caminho que os candidatos seguirão, consultar a todos os associados ou fazer o que decidem ser melhor ?

R: O planejamento da Fundação é feito anualmente, desde os gastos com eventos até o de sua manutenção, em conjunto com os coordenadores sócio-cultura e de esportes, além do envolvimento do conselho de mantendores, que é eleito pelos associados. Logo, todo e qualquer investimento sempre passa, mesmo que indiretamente, pela decisão do associado. A diretoria executiva da Fundação tem autonomia, porém eu acredito na participação de todos e sempre levo as decisões mais complexas para a apreciação do conselho de mantendores e isso continuará sendo uma prática comum.

 

- Também tem a situação de empregados alocados em clientes aqui em Curitiba.

R: Sim existe e esses associados têm que participar mais! Precisamos que se façam presentes, com idéias, sugestões. A Celepar é uma empresa bastante fragmentada, com seus escritórios regionais, empregados em clientes, empregados em turnos de trabalhos e a Fundação precisa dar um retorno para todos. Temos que sair de nossa zona de conforto e, juntos, encontrarmos soluções para as demandas de todos.

 

- Ressaltando o problema da sede campestre, não há limpeza e conservção da chácara. Os banheiros estão abandonados, não é feito limpeza. Há teias de aranha nos chuveiros.

R: Como eu disse, temos muito a ser feito ainda. Mas mais do que mandar limpar, precisamos de um padrão para que isso não seja apenas pontual. Assim como a limpeza, temos problemas a serem resolvidos na manutenção, temos espaços que precisam ser ocupados e somente com a participação de todos conseguiremos minimizar esses problemas.

 

- O que os candidatos, pensam sobre tornar a mensalidade não indexada ao salário?

- Voces acham que é possível diminuir o valor da contribuição fixa e cobrar mais pelos serviços ? Assim poderia incentivar a permanência dos associados que usam pouco ou nada.

R: A idéia é estabelecer um teto de contribuição para que não exista uma disparidade muito grande entre os contribuintes. É possível fazer, com uma perda mínima de arrecadação no começo, com a perspectiva de que outras pessoas voltem a se associar, tudo isso sempre precisar cobrar mais pelos serviços. Temos que ofertar mais e melhores serviços aos associados, para que com isso

 

- Sabemos que a Funcel tem vários convênios, como por exemplo: restaurantes, academias, escolas... o que fazer para que esses convênios sejam exclusivos para os associados e não para todos os funcionários da empresa que acabam se beneficiando de muitos descontos na custa de quem paga a Funcel todos os meses.

R: Colégios, Faculdades, Seguros, Plano funeral, Farmácia e outros oferecem descontos somente para associados, mediante identificação e/ou relação de associados que disponibilizamos à essas instituições. Quando falamos de restaurantes é difícil de fiscalizar o que a outra ponta está fazendo, como irá cobrar, uma vez que Funcel e Celepar acabam se fundindo em uma coisa só, de qualquer maneira estamos focando no nosso restaurante nesse caso, exigindo que o nosso o associado tenha os benefícios de descontos efetivamente aplicados e buscando para uma próxima gestão melhorar a qualidade, mudar o conceito, cardápio.

Mas seguimos doutrinando, ou tentando, os nossos parceiros a oferecerem os descontos e vantagens que negociamos aos nossos associados.

 

- Qual a proposta dos candidatos com relação a eventos rentáveis para melhorar a saúde financeira, como bingos, torneios e outros ?

R: A minha proposta é fazê-los quando houver necessidade. E faremos! No momento nossa saúde financeira é boa, temos conseguido equalizar receitas e despesas com investimentos. Porém, como exemplo, precisamos urgentemente trocar o piso do ginásio, logo, ações precisarão serem feitas para que possamos resolver esta questão.

 

- Complementando a questão sobre sede campestre, vale pensar em arrumar o "parquinho" para crianças, que está bem sucateado.

R: Um bom observador vai notar que o parquinho é um dos lugares mais frequentados na sede campestre, por óbvio. E precisa de uma manutenção, pintura, de incremento em seus brinquedos, vamos fazer e logo! Simples assim!

 

Quero dizer que foram 6 meses de experiência e que nesse período muiat coisa foi feita, mas constatei que muito mais precisa ser feito para chegarmos no que eu considero ideal.

Por isso eu peço o seu voto! Para continuar fazendo mais para os Associados e pela FUNCEL!

VOTE! NÃO DEIXE DE VOTAR!

 

 

DIRETOR ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO

Rodrigo Marra do Amorim

Obrigado a todos pela participação nesse bate-papo.

 

E gostaria de deixar um compromisso em ouvir e cobrar a realização de todas as propostas contidas aqui.


 

Associado: O que os candidatos, pensam sobre tornar a mensalidade não indexada ao salário?

- Acredito que podemos encontrar uma forma mais interessante referente ao valor da mensalidade do associado.

 

Associado: Complementando a questão sobre sede campestre, vale pensar em arrumar o "parquinho" para crianças, que está bem sucateado.

- Rever toda a estrutura e viabilizar projetos para reformas e investimentos. Isso fará parte do Plano Diretor.

 

Associado: Qual a proposta dos candidatos com relação a eventos rentáveis para melhorar a saúde financeira, como bingos, torneios e outros ?

- Os eventos deverão ter o caráter sustentável já que a proposta da Fundação jamais deverá visar o lucro.

 

Associado: Sabemos que a Funcel tem vários convênios, como por exemplo: restaurantes, academias, escolas... o que fazer para que esses convênios sejam exclusivos para os associados e não para todos os funcionários da empresa que acabam se beneficiando de muitos descontos na custa de quem paga a Funcel todos os meses.

- Repensar na proposta de como esses convênios foram formatados. É necessário que esses 'descontos' estejam de posse apenas do associado.

 

Associado: Vocês acham que é possível diminuir o valor da contribuição fixa e cobrar mais pelos serviços ? Assim poderia incentivar a permanência dos associados que usam pouco ou nada.

- É importante que o associado veja que o valor da sua contribuição é para cobrir custos. Precisamos debater melhor numa nova contribuição.

 

Associado: Ressaltando o problema da sede campestre, não há limpeza e conservação da chácara. Os banheiros estão abandonados, não é feito limpeza. Há teias de aranha nos chuveiros.

- Todas os registros de problemas serão acompanhados de soluções com prazos estabelecidos.

 

Associado: Com relação aos investimentos, sempre que tiver uma verba para tanto, qual será o caminho que os candidatos seguirão, consultar a todos os associados ou fazer o que decidem ser melhor ?

- Os investimentos deverão seguir as definições do Plano Diretor, que será construído na sequencia juntos com os associados e aprovado pelo conselho de mantenedores e fiscal.

 

Associado: Também tem a situação de empregados alocados em clientes aqui em Curitiba.

- Situação Funcel Regionais será um projeto aberto para todos com valores e benefícios distintos.

 

Associado: Gostei dessa ideia da Horta "Familiar" na chácara!

- Também curti bastante a ideia. Inclusive não só para termos mais momentos 'familiares' como também um pedacinho de terra para plantarmos e cultivarmos de forma sustentável para motivar o associado a ir para a sede campestre visitar a 'sua horta'.

 

Associado: Aproveitando o Juliano que é escoteiro, poderia formar um grupo dentro da Celepar com as crianças? Ou divulgar o trabalho para outros interessados através da Funcel!

- Uma parceria com grupos escoteiros será um projeto, assim como uma parceria para desafios e cursos de sobrevivência.

 

Associado: Resgatar o Aniversário do associado! Não precisa nem ser com gasto financeiro, chama para uma foto para colocar no site... o reconhecimento motivará a permanência do associado e aumenta a confiança na instituição.

- Vamos mapear e divulgar a data de todos os associados e programaremos o aniversário dos signos.

 

- Ideia e sugestão serão sempre bem-vindas. Escutar o associado será um dos pilares que a próxima gestão deverá seguir independente de quem estiver a frente da Funcel.

 

Sendo assim, agradeço mais uma vez a colaboração de todos e ressalto a importância do seu voto para uma Funcel melhor.

Recomendar esta página via e-mail: